Coluna do IAB Brasil: "As vantagens de uma Ad Network para seu site, blog ou portal"
by News
on 27/08/2012 inPor conceito, Ad Network é uma rede de sites, verticais ou horizontais, onde o anunciante compra um pacote geral ou por categoria, e anuncia dentro dessa rede. Com o objetivo de oferecer aos anunciantes qualidade, segmentação e eficácia na comunicação com o target da campanha, e aos publishers a possibilidade de monetizar seu inventário remanescente de forma qualificada e eficiente, Ad Networks chegaram ao mercado brasileiro para contribuir com o crescimento da comunicação online e abrir novas possibilidades ao mercado.
Uma boa notícia é que o Interactive Advertising Bureau está preparando mais um grande evento para outubro de 2012 que irá mostrar ao mercado este novo e fascinante universo da mídia digital. Além de renomados palestrantes e importantes players da indústria, o IAB vai lançar também um material educativo que será direcionado tanto para as agências, clientes e para os Publishers.
Este artigo apresenta algumas das principais considerações levantadas pelo Comitê de Ad Networks no que se refere as vantages para os Publishers e que estarão presentes no material educativo que será lançado neste evento. Este evento será uma excelente oportunidade para tirar todas as suas dúvidas sobre o formato e avaliar algumas das opções para monetizar o seu inventário através das Ad Networks presentes no Brasil.
De maneira geral, para poder monetizar o inventário do seu site é necessário estrutura-lo de maneira que seja possível comercializar diretamente uma parte do seu inventário, oferecendo espaços publicitários para patrocinadores e parceiros e o restante poder ser aproveitado de maneira lucrativa. Para viabilizar a estruturação do seu site e poder monetizar seu inventário de maneira eficaz, o ideal é trabalhar com um Ad Server, que possibilita gerenciar seu inventário e organizar a entrega de publicidade de maneira totalmente controlada.
Dentro de um mesmo slot size de display (espaço do site dedicado à publicidade online) é possível rodiziar peças publicitárias de diferentes anunciantes. Além disso, é possível rodiziar anúncios com negociações diferentes, por exemplo, venda direta que possui um valor de negociação maior, venda para ad networks com valores diferenciados, tudo isso pode ser veiculado dentro de um mesmo espaço publicitário e controlado através de um ad server, que fará toda a mecânica e distribuição correta das impressões, levando em consideração prioridades definidas para entrega, preços negociados e volumes a serem entregues.
Em resumo, é possível fechar negociações com anunciantes premium ou patrocinadores para veicularem dentro de um mesmo espaço publicitário que será monetizado também por uma Ad Network ou Ad Exchange, sem impactar na prioridade de entrega (aparição) de cada anunciante. Os benefícios de comercializar o inventário de maneira correta são muitos, e ter um ad server gerenciando as entregas garante a qualidade e o retorno financeiro correto. Existem muito sites regionais, com conteúdos segmentados e direcionados, que ainda não enxergaram a possibilidade de um incremento de receita através de publicidade, ou por não terem uma abrangência de conteúdo, ou por serem marcas pequenas quando comparadas a outros. Muitas vezes por não terem uma marca reconhecida, acabam limitando seus negócios em conteúdo, porém perdem a possibilidade de comercializar seu inventário por não conseguirem negociar com grandes anunciantes.
Conteúdos segmentados e direcionados são alvo de públicos muito específicos. Por terem acessos de usuários tão qualificados, a possibilidade de comercializar seu inventário é muito grande. As Ad Networks são a resposta para tudo isso! As redes de anúncio ou Ad Networks, buscam sites qualificados, compram uma parte ou todo o inventário de sites regionais e levam até esses o acesso a grandes anunciantes através das campanhas que são vendidas pela equipe comercial dessas redes de anúncio. Além disso, um ganho de receita proporcional ao inventário vendido é incorporado ao caixa desses sites, aumentando significativamente a receita total.
Edvaldo Acir, Presidente do Comitê de AdNetworks do IAB e Country Manager da Exponential Interactive (edvaldoacir@uol.com.br)
Flavia Moinhos, Membro do Comitê de AdNetworks do IAB e Gerente de Produto do Terra (flavia.moinhos@corp.terra.com.br)
Marcio Borges Malta, Membro do Comitê de AdNetworks do IAB e Gerente de Marketing do Grupo Buscapé (marciob@buscapecompany.com)
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