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Com equipe dedicada e mídia programática, Itaucard eleva 14% as vendas

Por Gabriela Stripoli

Foto: Mariana Neaime/IAB Brasil

A Rapp Brasil trabalha com a conta do Itaú há 15 anos. Mas dois anos atrás, o Itaucard pediu à empresa a elaboração de uma mesa de performance para venda de cartão de crédito. E foi aí que a mídia programática deu novos rumos ao marketing da empresa.

O case apresentado no IAB Ad Tech and Data, em agosto, em São Paulo, mostrou como a Criteo executou a campanha, em uma iniciativa que reúne aspectos interessantes do ponto de vista de estratégia para programmatic, com equipe dedicada alocada no cliente e a criação missiva de peças: foram 290 banners criados exclusivamente para a campanha.

"Montamos um time de  mídia altamente capacitado a mexer com ferramentas de mídia programática self service, alocada no Itau, para não correr o risco de perder tempo ou  algo em termos de bidding", explicou Carla Gagliardi, da Rapp. Ela conta que foi fundamental a confiança do cliente para alcançar os índices de sucesso -- que inclui ações de SEO, BI, e reuniões diárias que orquestram com os times de mídia e inteligência de dados as ações para cada dia.

O managing diretor da Criteo no Brasil, Alessander Firmino, enfatizou o desafio do objetivo da ação: aumentar o alcance das campanhas mostrando para os usuários mais relevantes a oferta de produtos. "Houve um trabalho de taggeamento importante, e o trabalho foi crescendo conforme a campanha cresceu, altamente escalável", relembra. Foram 100 mil tags da Criteo instaladas no site.

A campanha alcançou CTR de 0,23 e 78% de alcance. 14 dias depois do lançamento, o ROI estava em 24%. "Na média, nossa ferramenta conversion optimizer traz 30% de aumento em vendas. No caso do itaucard, foi 14%. E vamos trabalhando para melhorar ainda mais, sempre focando nos usuários com maior probabilidade de conversão", detalha.

Os números da campanha mostram a eficiência - 87% das vendas vieram por meio da recomendação de novos produtos. Isso levando em consideração a existência do opt out. "Há um ícone no banner onde o usuário pode clivar para não receber mais aquele tipo de peça. E fizemos uma grande quantidade de peças para reduzir a fadiga. Isso aumenta muito o CTR", avalia Carla.

O sucesso deve garantir a expansão do contrato para outras marcas e faz parte do crescimento da Criteo no País. "Investimos muito em pesquisa e desenvolvimento para crescer. 40% do nosso time é dedicado a P&D do nosso produto e evolução do nosso algoritmo", finaliza Firmino.