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Ad Tech: mercado latino-americano está longe da maturidade, mas é sustentável

A Datamonk divulgou no início do mês um infográfico com os números do mercado latino-americano de RTB e display, que mais uma vez mostra crescimento vertiginosos grande potencial para todos os elos de programático. Conversamos com Juan Salazar, da área de marketing e content marketing da companhia, para entender melhor o que tantos números significam.

ExchangeWire Brasil: Os números mostram um aumento incrível em RTB e display na América Latina, mas comparado a anos anteriores em que o mercado era muito pequeno, então podem parecer inflados. Qual a real dimensão desse mercado?
Juan Salazar: Com base nas previsões de muitos especialistas, o investimento em programático na América Latina vai ter um pico de crescimento de 600%  em 2015. Essa projeção vem de um relatório de março desse ano, feito pela IDC, e a firma indica que o total dos gastos com display programático na região saltará de US$ 600 mil em 2014 para quase US$ 4 milhões em 2015. Mas isso é só o começo de um crescimento massivo: em 2015, a compra programática Latam crescerá 198% e chegará perto dos US$ 12 milhões. Em 2017, a alta será de 136% e chegará a US$ 27 milhões. E em 2018, serão 98% de alta e US$ 54 milhões. Então, em apenas quatro anos, veremos o mercado latino americano crescer 8.900%.

EW: Quais áreas além do display você enfatiza nos próximos anos?
Salazar: Agora olhamos muito para mobile, bem como vídeo, como áreas de maior crescimento. Com base em relatórios diversos esperamos uma alta de 10% nelas.

EW: E sobre os países - fazer negócios em ad tech na região implica em um hub para todo o território ou alguns países levam destaque?
Salazar: Esperamos Argentina e Brasil terem o maior impacto. A vasta maioria de nossos parceiros de tecnologia estão na Argentina, enquanto o Brasil é uma economia em expansão dos BRIC que vem mostrando crescimento.

EW: Quais seriam os principais desafios do mercado com esse cenário de crescimento vertiginoso e tantos detalhes a serem resolvidos, da maturidade até a disparidade entre os países e áreas?
Salazar: A comunicação é a chave para a América Latina, é crucial para qualquer empresa que queira entrar no mercado Sul-Americano estar pronta para lidar com atrasos - já que o mercado está ainda no início de sua consolidação. O mercado está longe de estar maduro, vemos hoje mais uma tendência in house para tecnologia à medida que as empresas baseam sua tecnologia com presença em redes socias.bem como a ascensão do mobile continua a puxar soluções mais robustas que requerem dados de terceiros (3rd party data). Por essa razão, vemos o crescimento como sustentável - ainda que em seus primeiros dias.

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