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Prevenção é chave para barrar fraudes; os impactos negativos dos ad blockers em programático

Dentre as principais notícias da semana, uma pesquisa feita pela Equinix em parceria com o ExchangeWire mostra que os profissionais de marketing têm buscado novas formas de manter a integridade de suas redes de fornecimento digital para diminuir fraudes; novo estudo traz a percepção da indústria americana sobre os bloqueadores de anúncios; MediaMath completa dois anos no mercado brasileiro; após críticas e acusações de censura, votação da CPI dos Crimes Cibernéticos é adiada para 27 de abril.

Estratégias de infraestrutura no combate às fraudes programáticas

A fraude é um dos maiores problemas da indústria global de publicidade digital e deve causar até o fim deste ano prejuízos de US$7,2 bilhões, ou seja, 15% do total de investimentos previstos. Segundo uma pesquisa realizada pela Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão, em parceria com o ExchangeWire, os profissionais de mídia programática profissionais têm percebido que prevenir essas fraudes no início do processo diminui as chances de comportamentos fraudulentos nas etapas seguintes. Além disso, o estudo mostra que esses profissionais têm buscado cada vez mais formas de manter a integridade de suas redes de fornecimento digital.

O levantamento, realizado com 129 profissionais de marketing e publicidade de todo mundo, revela que 60% acreditam ser muito importante detectar a fraude antes mesmo das impressões serem enviadas à negociação. Já um terço afirma estar disposto a transferir as aplicações para um novo data center de olho em uma redução de 11% a 30% no tempo de latência para diminuir as atividades fraudulentas.

“Vivenciamos uma demanda crescente em relação aos tempos de latência reduzida para combater a crescente sofisticação dos criminosos cibernéticos”, afirma Lou Najdzin, diretor da Global Market Development. Isso porque uma estratégia de interconexão e a implementação de uma Arquitetura Orientada à Interconexão (ou IOA) via data centers neutros são capazes de acelerar a licitação e o trading eletrônico de anúncios por meio de uma infraestrutura otimizada.

Na América Latina, 83% dos entrevistados acreditam que a detecção de fraude antes que as impressões de anúncios sejam enviadas à negociação é essencial ou muito importante. A mesma resposta é compartilhada por 80% na EMA, 61% dos EUA e 74% na APAC. Os níveis reduzidos de fraude foram citados por 58% dos entrevistados de LATAM como sendo o principal benefício relacionado à utilização de um data center neutro com ecossistemas seguros – para APAC e EUA, essa vantagem aparece em segundo lugar, atrás de eficiência.

Ad blocking e seus impactos negativos para o programático

A maioria dos profissionais de marketing americanos (58%) acredita que os ad blockers provocarão efeitos negativos na indústria de mídia programática. Os dados são de uma pesquisa conduzida pela RBC Capital Markets e Advertising Age, divulgada esta semana pelo eMarketer. O estudo entrevistou 1.960 marketers dos EUA, sendo que 20% dos respondentes afirmaram que o ad blocking provocará efeitos significativamente negativos no ecossistema programático.

Mesmo assim, alguns profissionais da área disseram que o ad blocking pode ser bom para o programático (3% alegaram que os efeitos serão negativos, enquanto 2% enxergam que os efeitos serão significativamente positivos).

Outra pesquisa recente, conduzida pela Cowen and Company, revela que o ad blocking é um dos principais problemas que assolam os compradores de mídia sênior que investem em programático. Enquanto 57% dos entrevistados listaram a mensuração multidivice como um no topo da lista, fraudes em anúncios ad blocking aparecem em segundo lugar.

MediaMath completa dois anos no mercado brasileiro

A empresa de mídia programática MediaMath comemora seu segundo ano de presença no Brasil com crescimento de três dígitos. Conhecida por seu pioneirismo ao introduzir a primeira DSP (demand side plataforma) no mercado global, ad tech americana que chegou no Brasil em 2014, teve seu quadro de funcionários triplicado desde então. De acordo com a companhia, o primeiro trimestre de 2016 tem apresentado resultados positivos, apesar da desaceleração da economia brasileira. Além disso, a MediaMath anunciou a abertura de um New Marketing Institute (NMI) no Brasil há mês, especificamente em São Paulo. O instituto é braço educacional da companhia desenvolvido com objetivo de suprir a demanda por profissionais de marketing digital.

Votação da CPI dos Crimes Cibernéticos é adiada para 27 de abril

Após críticas ao relatório final entregue pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Crimes Cibernéticos, a votação que deveria ter acontecido essa semana foi adiada para 27 de abril. Diversas entidades relacionadas à internet, inclusive o próprio criador da Web, Tim Berners-Lee, criticaram as propostas incluídas no relatório final entregue no dia 31 de março por promoverem a censura na internet e por instaurarem a vigilância na rede, além de ferir a neutralidade. O texto também permite o bloqueio de sites e aplicações em casos de conteúdo “acintoso contra a hora”, o que na prática poderia bloquear serviços como YouTube e WhatsApp.

O relatório ainda tem sido questionado por promover criminalização da internet com a inclusão de questões sobre direitos autorais no Marco Civil, o que deveria ser tratado de maneira separada. Diante disso, a presidente da CPI, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), permitiu que as alterações no texto sejam apresentadas até o próximo dia 22.