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Análise de dados é prioridade em campanhas digitais

Dentre as principais notícias do mercado programático: pesquisa mostra as soluções de analytics em evidência; Teads amplia oferta programática na América Latina com nova liderança; São Paulo receberá seminário de mídia digital out of home.

Investimentos em soluções de análise de dados é prioridade

Nove em cada dez profissionais de tecnologia do Brasil usam soluções de analytics como ferramenta de marketing digital. Os dados são da pesquisa conduzida pela Rock Content durante fevereiro, e divulgada essa semana pelo eMarketer. Em seguida, as ferramentas mais utilizadas são email marketing (80%) e sistemas de gestão de conteúdo (74%).

No entanto, menos da metade dos entrevistados citaram o uso de soluções de monitoramento e engajamento em mídias sociais – dado que, segundo o eMarketer, soa estranho ao considerarmos a importância das plataformas sociais para os negócios. Outro estudo publicado no ano passado, pela Tracto Content Marketing, confirma essa informação, apontando que apenas 37% dos profissionais de marketing do Brasil monitoram as redes sociais.

Também foram citadas no estudo da Rock Content: soluções de criação de landing pages (70%), análise de SEO (63%), automação de marketing (58%) e testes A/B (32%).

Dentre as soluções mais utilizadas de análise de dados, o Google aparece como o player em destaque: o Google Analytics foi citado por 95% dos respondentes, seguido por Google Search Console com 16,4%. Em terceiro lugar aparece Mixpanel com 9,4%. Investir mais e análise preditiva, modelagem e segmentação está entre as prioridade do ano para os marketers brasileiros, de acordo a pesquisa da Global Alliance of Data-Driven Marketing Associations (GDMA), divulgada em dezembro. Como consequência, o eMarketer acredita que os profissionais de tecnologia continuarão investindo e utilizando cada vez mais análise de dados em busca de obter mais eficiência nas campanhas digitais.

Teads amplia oferta programática na América Latina com nova liderança

A Teads, ad tech especializada em publicidade em vídeo nativo e plataforma de monetização para publishers anuncia, nesta quarta-feira (20), a nomeação de Luciana Salazar como Head de Programática da companhia para a América Latina.

A executiva traz na bagagem uma experiência de 10 anos de atuação na indústria de marketing digital e 15 anos em marketing e publicidade. Luciana terá como missão liderar a expansão do programático na região, na qual o Brasil será um dos focos, dado seu protagonismo.

Segundo estimativas da Magna Global 2015, o setor de mídia programática deve crescer 55% na América Latina até 2019. De acordo com a executiva, ainda há muito espaço para a publicidade digital no Brasil, mesmo com a queda do PIB e os ajustes dos orçamentos. No entanto, ela ressalta alguns desafios na região: “as empresas de programática têm que trabalhar para melhorar a qualidade e a quantidade do inventário. Também é muito importante continuar a educar os clientes e as agências sobre o uso e todas as suas funcionalidades”.

Abril fecha parceria em métricas digitais

A Abriu anunciou a parceria com a empresa americana MOAT, especializada em inteligência de marketing digital. A partir de agora, o publisher passa a disponibilizar as soluções para medir campanhas onlines aos anunciantes de seus sites com objetivo de oferecer análises aprofundadas sobre viewability, interações com o conteúdo e com peças publicitárias, garantindo maior qualidade e transparência nas métricas.

Além disso, as ferramentas também fornecem dados sobre branding, como percentual de atenção qualificada, interação com a publicidade, velocidade de scroll e tempo de interação. De acordo com o publisher, as primeiras medições já confirmam o posicionamento premium do sites, apontando 100% de tráfego humano, o que comprova que realmente tem uma pessoa acessando e não uma simulação.

Mídia out of home em pauta

Em maio, São Paulo recebe a terceira edição do Seminário ABMOOH, da Associação Brasileira de Mídia Out of Home. O evento será realizado durante a DSE South America, nos dias 4 e 5 no Pavilhão Anhembi, e contará com palestras gratuitas conduzidas por profissionais de grande renome no mercado que discutirão importantes temas relacionados a digital signage, como tecnologia infraestrutura, segurança e gestão.

Na programação, a palestra keynote será comandad por Ravi Sirigineedi, da Intel EUA, que falará sobre a evolução da mídia digital out of home a partir de esforços para promover o entendimento do mercado, capaz de levar ao crescimento do programático e maior integração mobile. Em 2015, os gastos globais com publicidade digital out of home avançaram 15% e devem evoluir 14,6% esse ano, sendo que a previsão é atingir US$ 252 bilhões até 2018. Para mais informações, acesse o site do evento.