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Adsmovil e Universidade da Flórida unem publicidade mobile à metodologia de pesquisa

A publicidade mobile está em pleno crescimento no mundo, mas um recurso inovador ainda pouco explorado é a utilização de recursos mobile, como geolocalização e segmentações, para a produção de pesquisas de mercado. Em comparação aos métodos tradicionais de pesquisa, essa nova modalidade apresenta como benefícios a redução de custos e investimentos logísticos e margens de erro menores, graças às metodologias estatísticas rigorosas utilizadas para alcançar o público-alvo.

Recentemente, a AdsMovil, em parceria com a Florida Internacional University, realizou uma um estudo via mobile nesse modelo, cujo objetivo era compreender a intenção de voto dos latino-americanos nas eleições para presidência dos Estados Unidos. Além da intenções de voto dos latinos diante dos favoritos Trump e Clinton, o que chama a atenção é baixa margem de erro de 2,6%. “Acredito que o fato de conseguirmos atingir uma audiência específica (voto latino) com uma amostragem superior a um milhão de pessoas e com resultados tão precisos e rápidos, mostra a eficiência da ferramenta. Foi a primeira vez que realizamos uma pesquisa com esse único propósito e estamos muito felizes com os resultados”, comenta o CEO da Adsmovil, Albero Pardo.

Conduzido por Eduardo Gamarra Ph. D and Guillermo Grenier, da Florida International University SIPA Professors, o levantamento utilizou dados firty party e third party para alcançar hispânicos no território americano por meio de seus smartphones, obtendo 9 mil respostas, incluindo 500 de latino-americanos votantes no país. De acordo com a Adsmovil, a parceria com a Universidade da Florida foi fundamental para o sucesso da pesquisa, a partir da contribuição com o conhecimento científico sobre metodologias, estatística e amostragem.

O método funciona de forma muito similar à publicidade: “os usuários são convidados a participar por meio de banners em seus smartphones. Portanto, podemos usar recursos de segmentação como tipo de aparelho, geolocalização, zip code marca, modelo, tipo de conexão, horário, além de dados de terceiros”, explica o CEO da Adsmovil, Albero Pardo. Outro recurso diferente é a possibilidade de acompanhar o desempenho em tempo real, possibilitando identificar banners que geram maior conversão, os melhores horários e outros requisitos da campanha.

Benefícios e resultados

Dentre as vantagens de realizar pesquisas por meio de recursos de publicidade mobile, destaca-se o fato de que o usuário pode responder o estudo em diferentes momentos do dia, diferentemente do caso de pesquisas em desktop ou mesmo formatos tradicionais presenciais. Além disso, a pesquisa via mobile também permite atingir uma amostra grande de maneira muito mais rápida, sem barreiras geográficas.

Isso é possível porque as pesquisas realizadas com recursos de mobile advertising possibilitam organizar o público alvo de forma mais fácil, além das segmentações permitirem cruzamentos de dados mais profundos sobre os perfis dos respondentes. “Todos esses fatores somados contribuem para uma maior capacidade preditiva de resultados. Observamos que a margem de erro é menor do que em outros estudos similares”, afirma Alberto Pardo.

De acordo com o CEO da Adsmovil, a metodologia comprova o quanto o mobile advertising é uma ferramenta eficiente para se comunicar com audiências específicas, no contexto ideal. A primeira experiência foi com relacionada às eleições americanas, mas é possível realizar estudos de qualquer natureza. Por enquanto, a companhia ainda não tem em vista a condução de projetos de pesquisa semelhantes no Brasil e na América Latina, mas pretende desenvolver experiências semelhantes na região.