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Adblock Plus passa a vender anúncios; brasileiros estão mais receptivos à publicidade móvel

No giro de notícias da semana: o bloqueador de anúncios Adblock Plus venderá anúncios por meio de sua nova SSP; MMA Mobile Report Brasil 2016 revela que brasileiros passaram a ver mais publicidade nos meios digitais; Teads adquire Brainient Content; IgnitionOne Brasil e Mercado Livre têm novas contratações.

De bloqueador de anúncios para SSP

O bloqueador de anúncios Adblock Plus agora é uma SSP e quer vender quer vender oficialmente anúncios aprovados. Com uma plataforma de venda de anúncios própria, Eyeo começa a lucrar com o seu antigo modelo de vendas: selecionados e filtrados pelo Adblock Plus, os anúncios podem ser comprados através da nova Acceptable Ads Platform (Plataforma de anúncios aceitáveis, na tradução), que deve sair da fase beta até o fim do ano. A empresa afirma que os anúncios filtrados serão menos invasivos, mais limpos e mais seguro do que os anúncios que geralmente aparecem em telas dos usuário.

E para não contrariar seus usuários, o Adblock Plus promete oferecer um mecanismo de feedback que permitirá avaliar os anúncios. O feedback funcionará para a seleção de anúncios à venda por meio de lances em tempo real. Assim, os anúncios que não cumprem as normas do Eyeo permanecem bloqueados, sendo que o Eyeo ainda permitirá que os usuários do bloqueador desativem completamente a função de anúncios aceitáveis para ocultar todos os anúncios, explicou a empresa.

"A Plataforma Anúncios Aceitáveis auxilia publishers que querem mostrar uma experiência de anúncios alternativa e não-intrusiva aos usuários que possuem bloqueadores de anúncios, proporcionando uma ferramenta que lhes permite implementar os anúncios aceitáveis", comentou Till Faida, cofundador da nova SSP. Contudo, os publishers podem interpretar a ideia como uma forma de pagar duas vezes para anunciar.

Nas nformações iniciais sobre o produto, o Eyeo também nomeou Google AdWords e AppNexus como adtechs que irão suportar a nova SSP com tags necessárias para alimentar a plataforma voltada para publishers. No entanto, tanto AppNexus quanto Google já esclareceram que não possuem nenhum envolvimento com a SSP.

Brasileiros estão mais receptivos à publicidade móvel

Enquanto a adoção de adblockers cresce globalmente, a pesquisa “MMA Mobile Report Brasil 2016” trouxe essa semana uma boa notícia para o mercado brasileiro de publicidade mobile: o número de pessoas que afirmam não clicar em anúncios caiu de 41% para 32% desde o ano passado.

Conduzido pela Millward Brown Brasil e NetQuest, o estudo foi apresentado durante o MMA Mobile AdTech Brasil, realizado na terça-feira (13) em São Paulo. A pesquisa revelou que as pessoas passaram a ver mais publicidade nos meios digitais, mostrando que os brasileiros têm se tornando mais receptivos com os anúncios online. Ao analisar a região, a pesquisa aponta que Brasil e Colômbia são mais receptivos aos ads em comparação com a Argentina.

Outro dado interessante é que os brasileiros estão utilizando mais aplicativos: oito por semana, contra seis no ano passado. Já em relação às atividades mais realizadas nos celulares, foram citados: a navegação na internet (87%), checagem de e-mails (85%), realização de chamadas (89%) e busca por notícias (71%).

O levantamento entrevistou 1.200 pessoas de 14 a 55 anos donas de smartphones ou tablets e trouxe que o uso desses últimos dispositivos está caindo em relação aos primeiros. Como já era de se esperar, os Millenials despontaram como a geração que passa mais tempo nos celulares – em média, 4 horas por dia.

Teads adquire Brainient Content

A Brainient Content, empresa britânica especializada em tecnologias para vídeos e dispositivos móveis, agora faz parte da Teads. A Brainient é uma desenvolvedora de vídeos outstream – publicidade online que não necessita de um player –, sendo que sua é capaz de integrar dados próprios ou de terceiros a partir de qualquer fonte e usá-los para personalizar os anúncios em vídeo em tempo real.

Com a aquisição, a Teads vai oferecer acesso integrado à Brainient, agilizando o processo de criação e entrega de anúncios em vídeo interativos em escala para seus clientes. A combinação das capacidades da Brainient e do mercado da Teads permitirá a oferta de uma única solução global para a criação e distribuição de anúncios em vídeo interativos em grande escala.

A Brainient será rebatizada como Teads Studio e irá operar como uma unidade de negócios independente. Emi Gal, fundador e CEO da Brainient passa a integrar a Teads como CEO do Teads Studio.

Novas contratações

Essa semana, a IgnitionOne anunciou que está expandindo sua equipe brasileira por meio de novas contratações: Camila Di Cezar, para a Coordenação de Marketing LATAM, e Carolina Fogaça, para o cargo de gerente de contas sênior. Camila Di Cezar, nova Coordenadora de Marketing LATAM, possui extensa experiência em marketing b2b, tem como missão reforçar as estratégias de marketing e produtos oferecidos pela IgnitionOne. Já Carolina Fogaça, que assumiu a gerência de contas sênior, possuiu 10 anos de experiência em marketing digital, tendo trabalhado em grandes agências.

Já o Mercado Livre informou a contratação de Ziego Forte como novo executivo de negócios, complementando a equipe da gerente Alexandra Mendonça. Forte já passou por empresas como como Publicidade Fácil, Afilio, Predicta, Portal IG, Buscapé, AdMotion, e Agência WEBTraffic, e entra na empresa com a missão de expandir ao mercado publicitário a oferta de mídia programática no site mercadolivre.com.