×

Facebook expande o Instant Articles; um panorama das agências digitais do Brasil

No giro de notícias da semana: Facebook está testando múltiplos artigos instantâneos; levantamento da Resultados Digitais e Rock Content aponta oportunidades e desafios das agências digitais; Twitter tem nova diretora-geral no Brasil; Clear Channel é auditada pelo IVC.

Novidades o Instant Articles do Facebook

Para a alegria dos publishers, o Facebook anunciou a expansão do Instant Articles. Em resposta às reclamações dos veículos, a rede social está testando novos recursos que permitirão combinar vários artigos instantâneos em um post. Depois da longa controvérsia sobre notícias falsas, a expansão do Instant Articles é uma tentativa de acalmar as águas.

Na prática, os múltiplos artigos instantâneos permitirão aos usuários passar de um post para vários outros, descobrindo mais conteúdos e notícias do publisher. A funcionalidade tem sido comparada ao Discover do Snapchat, criado para que as empresas de mídia postem conteúdos diretamente no app.

Por enquanto, as novidades serão testadas apenas por uma lista seleta de publishers, que inclui BILD, BuzzFeed, El Pais, Fox News, Hindustan Times, India Times, Refinery29, The Sun, Usa Today and The Washington Post. Os recursos serão disponibilizados para usuários iOS e Android do app da rede social que poderão visualizar esses posts, em breve, tanto no feed de notícias, quanto na página dos publishers.

Oportunidades e desafios das agências digitais

O Panorama Agências Digitais 2017, produzido pela Resultados Digitais e Rock Content,  investigou o mercado das agências de marketing digital no Brasil buscando avaliar o sucesso das agências na oferta dos serviços de marketing digital. A pesquisa entrevistou 1222 representantes de agências de todo o Brasil entre 29 de agosto a 17 de setembro de 2016.

O estudo comprova que há uma crescente demanda para serviços de Marketing Digital, mesmo com a desaceleração econômica. A maioria dos negócios cresceram 49,7%  no número total de clientes no ano de 2016. A pesquisa aponta que ainda há muito mercado para serviços de marketing digital, graças ao interesse de clientes em contratar agências parceiras para cuidarem da sua estratégia digital, o que abre muitas oportunidades para o setor.

Os principais serviços oferecidos pelas agências são: gestão e monitoramento de mídias sociais com 73,7%, compra de mídia digital (Google AdWords, Facebook Ads) com 72% e marketing de conteúdo com 68,8%. Uma minoria oferece serviços mais ligados à etapa de relacionamento e vendas, conseguindo contemplar todas as etapas do funil.

Os dados indicam oportunidades para atuação na entrega de resultados: somente 34,5% das agências oferecem serviços de automação de marketing, oferta decisiva para se relacionar com leads de maneira inteligente e escalável, e apenas 23,3% fazem consultoria em vendas, serviço que afeta diretamente o KPI de quantos clientes uma agência contribuiu para a empresa conquistar.

Twitter tem nova diretora-geral no Brasil

Fiamma Zarife foi escolhida pelo Twitter para comandar as operações da empresa no Brasil. Diretora de agências de publicidade na rede social desde 2015, a executiva assume o cargo anteriormente ocupado por Guilherme Ribenboin.

Ribenboin continua no cargo de vice-presidente do Twitter para a América Latina, passando a responder pela área global de desenvolvimento de soluções para clientes. "A escolha de Fiamma para comandar a operação brasileira busca aprofundar o que fazemos desde que chegamos ao Brasil há quatro anos: gerar valor aos nossos usuários e criar relacionamentos estratégicos com parceiros de mídia, agências de publicidade e marcas", declarou Ribenboim, em comunicado

A nova diretora-geral acumula uma experiência de 20 anos em setores como telecomunicações e finanças. Já atuou como vice-presidente de conteúdo da Samsung na América Latina, e tem passagens por empresas como Claro, Oi e Petrobras Distribuidora.

Clear Channel é auditada pelo IVC

A empresa de OOH Clear Channel teve seu mobiliário urbano e painéis auditados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), com intuito de garantir mais qualidade e transparência aos anunciantes. A iniciativa partiu da Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH).

A verificação do IVC inclui os pontos localizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), em que foram analisadas as condições de funcionamento, assegurando a funcionalidade das faces para a veiculação da publicidade. A auditoria será contínua, com relatórios e certificações mensais.

Tanto o inventário quanto as campanhas são auditados, permitindo oferta de um novo serviço de consulta e planejamento dos investimentos em OOH.“Com esse serviço, podemos garantir que a mídia out of home é um setor de grande alcance e impacto para os mais diversos tipos de campanhas”, comentou Lizandra Freitas, general manager da Clear Channel.