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Kantar IBOPE Media e comScore lançam solução; mobile impulsionará ecommerce em 2017

No giro de notícias da semana: parceria entre Kantar IBOPE Media e comScore traz ao mercado brasileiro solução Target Group Index Clickstream, que fornece visão 360 graus do comportamento dos consumidores e do consumo de mídia; pesquisa da Criteo mostra importância do mobile para impulsionar vendas no ecommerce em 2017; Facebook e Instagram lançam canal de conteúdo focado no Carnaval.

A parceria entre Kantar IBOPE Media e comScore

A Kantar IBOPE Media, empresa latino-americana de pesquisa de mídia, e a comScore, especializada em soluções multiplataforma, levam ao mercado a primeira solução decorrente da parceria entre as duas empresas no Brasil, o Target Group Index Clickstream.

Por meio da fusão de dados do Target Group Index (Kantar IBOPE Media) e do comScore MMX, a nova solução combina segmentos de consumidores com características comuns, como região, gênero e idade, entre outros, fornecendo uma visão 360 graus do comportamento dos consumidores e do consumo de mídia. A solução está disponível com dados de desktop, e deve incluir plataformas móveis ainda este ano.

Os dados permitem a análise do comportamento online dos consumidores (visitas a sites/categorias, páginas visualizadas, tempo gasto) e dados demográficos (gênero, idade e classe social) com índices de comportamento off-line do consumidor (hábitos, uso de cartão de crédito, etc). Com isso, as empresas podem aprimorar o target e o seu planejamento digital de mídia.

O Target Group Index Clickstream já está disponível aos clientes das duas empresas no Brasil desde novembro de 2016. Os dados serão entregues duas vezes ao ano, em junho e novembro, após a conclusão da pesquisa bianual do Target Group Index. Além do Brasil, a parceria será expandida também à Colômbia, ao Peru, à Argentina e ao Chile até o fim do ano.

Mobile impulsionará ecommerce em 2017

No ano passado, a Black Friday foi uma verdadeira prova de teste do canal mobile, confirmando seu potencial de vendas entre os brasileiros. E a força da plataforma mobile segue ainda mais forte este ano: de acordo com o estudo Digital Commerce & Marketing Outlook 2017, divulgado essa semana pela Criteo, mais do que nunca o mobile deve ser priorizado na estratégia mobile dos varejistas, ao passo que os consumidores estarão cada vez mais à vontade para realizar suas compras pelos dispositivos móveis.

Segundo a pesquisa, o ticket médio das compras feitas via aplicativos móveis foi 27% superior em relação aos pedidos em desktop no segundo semestre do ano passado. Já as vendas pelos navegadores dos smartphones foram somente 9% menores comparadas ao desktop. O levantamento também mostra que varejistas que já estão maduros no ambiente móvel já apresentam conversões 39% maiores em relação aos que ainda não estão no mobile.

E para aproveitar esse potencial, a Criteo recomenda que os varejistas invistam cada vez mais em anúncios no formato Product Listing Ads (PLAs, em inglês), além de ampliar as funcionalidades de pesquisa para facilitar a descoberta pelos clientes e aumentar a conversão. Recursos de segmentação e atribuição devem ser adotados para impulsionar os resultados das buscas.

Além disso, a mídia programática entra como uma peça-chave na estratégia mobile commerce, não apenas na compra de anúncios em vídeo, mas também para automatizar a criação das peças.

Em clima de Carnaval

No fim do mês, os brasileiros estarão conectados nos principais acontecimentos do Carnaval. Pensando nisso, pela primeira vez o Facebook e o Instagram lançam um canal de conteúdo para orientar criadores de conteúdo sobre como engajar a audiência em suas plataformas durante a folia.

No ano passado, o Carnaval foi uma das datas mais comentadas do ano nas redes sociais, somando mais de um bilhão de interações no Facebook e Instagram em quatro dias.

De olho nessa repercussão, a plataforma fornecerá recomendações e melhores práticas de utilização de funcionalidades disponíveis no Facebook e no Instagram focadas no Carnaval, como ferramentas como Facebook Live e Instagram Stories, e uso de formatos como vídeos em 360 graus. O conteúdo do Facebook Media é destinado a veículos, organizadores de eventos e artistas.