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Google vai bloquear publicidade irritante no Chrome; publicidade digital avança em mídia e entretenimento

No giro de notícias da semana: as novas medidas do Google para melhorar a experiência de navegação dos usuários do Chrome; mercado brasileiro de mídia e entretenimento cresce acima da média global, sendo que investimentos em publicidade digital no segmento devem avançar 11,9% em cinco anos, prevê PwC; as novas lideranças e contratações da Wunderman Latam, Tremor Video e PubliEasy.

Google anuncia ad blocker no Chrome

Com objetivo de melhorar a experiência de navegação dos usuários, o navegador do Google, o Chrome, bloqueará anúncios “irritantes” a partir do próximo ano. A iniciativa segue as premissas do Coalition for Better Ads, grupo composto por vários players da indústria comprometidos em melhorar a experiência publicitária na internet.

Estão no alvo do novo mecanismo as publicidades intrusivas que atrapalham a navegação, como pop ups e imagens que pulam na tela do usuário, banners que forçam o usuário esperar alguns segundos para entrar no site, vídeos que rodam com som ligado automaticamente. De maneira geral, a distinção entre publicidade boa e ruim será analisada conforme diretrizes do Coalition.  

Além disso, o Google lançou uma versão atualizada de seu guia de melhores práticas de anúncios e reforçou que está investindo no Funding Choices, recurso ainda em versão beta que permite aos publishers mostrar uma mensagem a usuários com ad blocker, aindanão disponível no Brasil. A ideia é incentivar os visitantes a liberarem anúncios no site do publisher ou aderirem à versão sem anúncio por meio do Google Contributor.

“Acreditamos que essas mudanças garantirão que todos os criadores de conteúdo, grandes e pequenos, possam continuar a ter uma maneira sustentável de financiar seus trabalhos com publicidade online”, ressaltou Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de anúncios do Google.

Publicidade digital deve crescer 11,9% em cinco anos em mídia e entretenimento

Apesar da dominância da TV nos investimentos publicitários do mercado brasileiro de mídia e entretenimento, o digital vem crescendo a passos largos. É o que mostra a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC, que traz previsões para os próximos cinco anos.  

De modo geral, o segmento de mídia e entretenimento no Brasil deve avançar 4,6% ao ano até 2021, chegando a US$ 43,7 bilhões - ritmo que ultrapassa a média global de 4,2%, com previsão de chegar a US%2,23 trilhões no mesmo período. Os gastos com digital, que responderam por 27% do total de R$ 10 bilhões de investimentos publicitários no setor em 2016, devem crescer 11,9% ao ano até 2021 e alcançar US$ 3,6 bilhões. Em comparação, a expansão nas mídias tradicionais é prevista para 3,5%.

De acordo com a PwC, esse crescimento se deve à ampliação do acesso à internet à população brasileira, incluindo mobile, aumentando o consumo de conteúdos relacionados a jogos, música e OTTs. A empresa de pesquisa, contudo, destaca que as limitações do acesso à internet ainda impactam na representatividade do digital nos investimentos totais.

A pesquisa global analisou 54 países e 17 segmentos, sendo que o Brasil aparece na décima posição entre os países com maior faturamento no segmento de mídia e publicidade. Impactado pela crise, o país mantém previsão de crescimento no setor, porém com expectativas menores em relação ao estudo do ano passado.

Contratações do mercado

Juan Pablo Jurado é o novo CEO da Wunderman Latam, no lugar de John Lynn, que continua como CEO da Y&R Latam e líder de cliente global da WPP para a Telefonica. Jurado tem a missão de supervisionar as operações da agência e desenvolver novos negócios na região, bem como liderar a transformação para o digital.  

Já a Tremor Video anunciou Mark Zagorski como novo CEO. Com 25 anos na indústria de publicidade digital, o executivo já atuou como CEO da eXelate, uma empresa da Nielsen e foi VP da Nielsen Marketing Cloud. Paul Caine, que liderou a empresa como CEO, continuará como presidente do conselho após a nomeação de Zagorski, que também passa a fazer parte do board.

Além disso, a ad tech PubliEasy anunciou o reforço do seu time com a contratação de Thiago Fortuna, ex-Estadão.com, como executivo comercial da companhia no país. O profissional responderá diretamente ao diretor de contas, André Almeida.