×

AppNexus e Rubicon lançam Prebid.org; Facebook amplia Audience Network no Brasil

No giro de notícias da semana: nova organização independente criada por AppNexus e Rubicon visa desenvolver mercado de header bidding; Facebook e a promessa de monetização para os publishers além da Audience Network; meios abocanham 73% dos investimentos digitais na Argentina; Smartclip disponibiliza novo formato de vídeo programático; Teads apresenta novos formatos de display.

AppNexus e Rubicon lançam Prebid.org

Dois players já consolidados na indústria de ad tech, AppNexus e Rubicon, unem forças para lançar a Prebid.org, uma organização independente que busca ajudar a desenvolver e promover soluções de header bidding de código aberto, bem como outras ferramentas de código aberto para impulsionar a monetização de editores.

A organização independente é fruto de uma colaboração entre parceiros da indústria, aberta a todas as partes que defendem soluções de monetização imparciais e eficientes e ao ecossistema de publicidade digital que prospera através de uma concorrência leal. O objetivo é incentivar a adoção e desenvolvimento de soluções Prebid (client-side wrapper, Prebid.js, server-side header bidding, Prebid Server, Prebid Mobile, Prebid Video ePrebid Native), bem como melhores práticas e um mercado competitivo.

Para fazerem parte, os parceiros devem se comprometer com um Código de Conduta, em que são acordados princípios sobre os quais os wrappers de header bidding devem operar, incluindo a mecânica de header-bidding wrapper, dados e transparência e a experiência do usuário.

De acordo com Tom Kershaw, CTO da Rubicon Project e diretor da Prebid.org, a formação da organização representa um passo crucial no impulso para a adoção da tecnologia aberta. “O anúncio de hoje demonstra um compromisso colaborativo para compradores, vendedores e o ecossistema publicitário como um todo, enquanto continuamos a lançar essa trilha de compartilhamento e abertura em um esforço para promover oportunidades contínuas de crescimento e monetização para todas as partes".

Por sua vez, Michael Richardson, gerente de linha de produtos da AppNexus e presidente da Prebid.org, lembrou como a fragmentação da tecnologia de header bidding representa um grande risco para a indústria. “Ao invés de competir de forma independente, duplicando esforços e desperdiçando recursos, podemos pressionar por uma concorrência justa e melhores resultados em equipe”.

Facebook amplia Audience Network no Brasil

Passada a fase de testes, o Facebook anunciou que vai ampliar a Audience Network no Brasil. A solução permite que publishers consigam rentabilizar seus inventários além da plataforma, expandindo as campanhas dos anunciantes também para sites e aplicativos, além da possibilidade de integrá-las ao Instant Articles (ferramenta que responde por um terço dos clicks em matérias compartilhadas na rede social).

De acordo com a rede social, o alcance de uma campanha pode aumentar em 16% com o uso do Audience Network integrado ao Facebook e Instagram. A solução já foi disponibilizada aos anunciantes brasileiros, enquanto o acesso aos publishers deve acontecer em breve.

A grande promessa é que o Instant Articles aumente as possibilidades de monetização aos publishers da América Latina. Somente na região, o consumo de matérias no Instant articles é 61% maior do que em links da web. Os publishers também poderão disponibilizar a seus inventários diretamente no Instant Articles, recebendo 100% da receita

Meios abocanham 73% dos investimentos digitais na Argentina

Cerca de 73% dos investimentos em digital na Argentina foram destinados aos meios online no no primeiro semestre, enquanto as redes sociais responderam por 27%. Os números são do levantamento realizado pela AdCuality, que aponta dentre as categorias mais cobiçadas pelos anunciantes notícias e informação (36,2%), redes sociais (26,6%), entretenimento (11,7%) e esportes (4,5%).

Mesmo assim, o Facebook e YouTube mantêm a liderança no ranking de meios digitais, abocanhando juntas 33% dos gastos com publicidade digital do país. Em primeiro lugar, o Facebook aparece com participação publicitária de 26,6%, YouTube em segundo com 6,1% e Infobae na terceira posição, com 3,6%. Em sequência, os veículos La Nación e Clarín com 3,4% e 3%, respectivamente.

A pesquisa também analisou a distribuição por segmentos da indústria. O varejo aparece como a indústria que mais recebeu investimentos digitais: 8,4% de share of voice (SOV), um total de 107.047.171 pesos argentinos. Dentre as outras principais verticais, estão governo (SOV de 5,8%) e turismo (SOV de 5,5%).

Smartclip disponibiliza novo formato de vídeo programático

O novo formato “video wall”, comercializado pela smartclip em parceria com players de vídeo, adapta-se ao conteúdo visualizado, ocupando a tela inteira, após três segundos com o mouse sobre a chamada. A vantagem, segundo a empresa, está no maior engajamento das marcas com as suas audiências, potencializando a taxa de retenção na finalização do vídeo até 30”.

Riza Soares, diretora geral da smartclip Brasil, explica que o formato consiste em uma nova experiência visual e dinâmica para a publicidade em vídeo online comercializada por diária, via programático.

Segundo o relatório Vídeo Metrix do Comscore, a smartclip é lider em audiência em publicidade em vídeo no Brasil, no segmento de Ad EcoSystem. No país, mais de mil campanhas em vídeo por mês, através de vendas direta ou programática, utilizando uma rede de conteúdo com mais de 700 sites premium.

Teads apresenta novos formatos de display

A ad tech especializada em vídeo Teads oferece, a partir de agora, a possibilidade de criar formatos interativos e visíveis de mídia display inseridos no centro do conteúdo editorial. A empresa apresentou a novidade como “o primeiro viewable marketplace da indústria”, que consiste em um inventário premium de publicidade de vídeo e display para todos os dispositivos.

Com a nova oferta em display, o viewable marketplace da Teads possibilita que os anunciantes façam campanhas de segmentação sequenciais em display e vídeo, dentro de uma mesma plataforma. Isso permite que os anunciantes veiculem campanhas que acompanhem toda a jornada de compra dos consumidores. "A atual oferta de formatos display da indústria oferece uma experiência ruim ao usuário e baixa visibilidade", afirma Fabricio Proti, Diretor Executivo da Teads no Brasil.

Os novos formatos de display já foram utilizados por anunciantes como Unilever, Uber, Mercado Livre e Jeep nos principais publishers do inventário da Teads - entre eles Grupo Estado, Editora Abril e Grupo Webedia. “Desde que consolidamos a parceria exclusiva entre a Teads e o Grupo Estado fazemos uso do formato outstream, entregue em ambiente seguro e livre de fraudes. Os novos formatos de display nos beneficiam com os diferenciais que os formatos nativos já oferecem, como maior awareness, lifts de marca e viewability”, afirmou Paulo Arruda, Diretor de Publicidade Digital do Grupo Estado.