AppNexus adquire RealMedia Latin America
by News
on 15/06/2015 inA AppNexus anunciou nesta segunda (15) a compra da Real Media Latin America, em uma transação cujos valores não foram divulgados. É a quinta aquisição global da empresa nos últimos 12 meses.
A compra tem como objetivo estender a presença da companhia na região, até então liderada pelo escritório de Nova York, apenas comercialmente. Com isso, a AppNexus pretende acompanhar o rápido crescimento no mercado de mídia programática.
Falando em números, a AppNexus — que até então mantinha um escritório comercial em SP — pretende abocanhar uma fatia de um mercado que, de acordo com a eMarketer, vai expandir de US$ 5,29 bilhões em 2014 para US$ 8,27 bilhões em 2017, com mais de 80% concentrados no Brasil, Argentina e México.
De acordo com o presidente da AppNexus, Michael Rubenstein, esta aquisição permite criar uma powerhouse independente em uma fatia do mercado programático que cresce rapidamente.
Em entrevista ao ExchangeWire, Rubenstein enfatizou que a transação combina dois métodos que já se provaram bem-sucedidos em expansões internacionais: liderança executiva compartilhada e aquisição de companhias estabelecidas. "Se você comparar com empresas de ad tech que expandem para América Latina, ou estabelecem sua presença na América Latina, elas chegam com times de 1 a 5 pessoas. Nós estamos direcionando todas as pessoas em escritórios internacionais que já lidavam com as operações na região e saindo de uma presença virtual para incorporar junto com eles em torno de 40 profissionais da RealMedia, a maioria em São Paulo, para combinar forças", explica.
Ele lembra também que até uns dois anos atrás, a AppNexus não possuía escritórios em marcados remotos, liderando todas as operações dos hubs de NY e Londres. O que motiva a estratégia, ele diz, é a velocidade de crescimento do mercado, operações e maior contato com clientes.
A integração será liderada por Peter Gervai, líder da RealMedia Latin America, brasileiro que adquiriu o até então braço regional da 24/7 RealMedia; e por John Baar, co-fundador do Yieldex e COO da AppNexus. Vale lembrar também que a 24/7 vendeu sua tecnologia OpenAdstream para a AppNexus em 2014 em uma transação avaliada em mais de US$ 150 milhões.
A aquisição da RealMedia coloca de fato a AppNexus numa posição agressiva no mercado latino-americano, dada a presença da RealMedia na região desde 2002 e com uma carteira de clientes no Brasil como o Globo, Estadão, B2W; e na América Latina, MercadoLibre, El Universal Mexico e Yapo.cl.
"Estamos empolgados a realizar negócios na América Latina não apenas pelo crescimento da região, mas também porque lidamos com empresas globais e uma presença local de fato vai nos colocar em posição vantajosa. A RealMedia está em posição de vantagem na América Latina, na segunda posição em market share na região, atrás apenas da DoubleClick", detalha o executivo. "Com nosso portfólio de produtos, que será oferecido assim que a transação financeira for concluída em meados de agosto, setembro, vamos oferecer soluções mais completas para clientes e prospects", completa.
A meta, segundo ele, é oferecer a buyers e sellers latino-americanos uma "plataforma tecnológica sólida para construir negócios sólidos e independentes para competir localmente e globalmente, não diferente do nosso objetivo global". A América Latina receberá, inclusive, a nova solução da empresa para vídeo em agosto, no mesmo timing que estará disponível para o mercado global. De acordo com Rubenstein, esse é uma das ações que mostra o comprometimento da AppNexus com a região.
Este texto foi atualizado às 15h45 (horário de Brasília) para adição de informações, após entrevista com executivo.
Siga ExchangeWire