Buscas impulsionam ecommerce no Brasil; a parceria entre Affiperf Brasil e MediaMath
by News
on 27/05/2016 inNo giro de notícias de hoje: apesar do desktop originar a maior parte do tráfego de ecommerce, uso de smartphones na hora de pesquisar compras já é expressivo no Brasil; Campanha realizada por Affiperf Brasil em parceria com MediaMath apresenta resultados fortes em KPIs de CTR, vídeo completion e volume em audiência específica; IAB Brasil divulga carta de transparência
Consumidores usam cada vez mais desktop para pesquisar compras
Quase dois terços do tráfego de comércio eletrônico do Brasil foi originado a partir do desktop no período entre julho de 2015 a março 2016. Já os smartphones são responsáveis por um terço de todo o tráfego de comércio eletrônico.
Quando se trata de tráfego referencial, não é uma surpresa que a busca orgânica e a busca paga estão na frente, com em 37% e 21%, respectivamente, somando mais da metade de todo o tráfego de de ecommerce no Brasil proveniente de busca. Mesmo assim, a fatia representad pelos smartphones é expressiva. O e-mail marketing, por sua vez, detém a menor parcela: apenas 5% do tráfego referencial.
Os dados são da Aliança Global das Associações de Marketing Orientado a Dados (GDMA) e Grupo Winterberry e indicam uma queda nos investimentos publicitários em email desde 2014, enquanto houve um salto em busca, especialmente SEO.
Já as mídias sociais representaram apenas 11% do total do tráfego referencial. De acordo com um levantamento do PayPal Brasil e BigData Corp., cerca de 55% dos sites de comércio eletrônico no país usam o Facebook para fazer propaganda.
Affiperf Brasil apresenta resultados de campanha realizada em parceria com MediaMath
No ano passado, a MediaMath, especializada em mídia programática, anunciou uma parceria estratégica que permite aos anunciantes comprar facilmente o inventário in-stream de sua exchange Dailymotion (DMX). Assim, os clientes podem fazer seus lances em um leilão aberto, ou criar uma negociação privada ao comprar, em tempo real, através de server-to-server, integração OpenRTB.
Já a trading desk Affiperf, do Havas Group, com mais de 180 traders ativos em mais de 49 países, buscava melhorar o desempenho das campanhas de vídeo de seus clientes usando fontes inovadoras que ofereçam inventário de alta qualidade. Para tanto, apostou na MediaMath e na DMX para alcançar os KPIs agressivos de seu cliente multinacional de bens de consumo.
As metas da campanha de branging da multinacional incluíam: CTR alto e taxa mínima de 40-50% vídeo completion, com um orçamento limitado. Além disso, esses objetivos deveriam ser cumpridos em uma campanha para um público-alvo específico: mulheres, acima de 25 anos, em determinadas regiões do Brasil.
Desse modo, os resultados obtidos foram: CTR 36% mais alto comparado a outros provedores de vídeo/DSPs; meta de 50% de video completion alcançada e excedida; meta de alto volume em audiência específica com um inventário de alta qualidade, ativada através de campanhas de private deal, segmentadas, em diversos canais e em escala. Tudo isso mantendo o CPM médio abaixo das metas de KPI.
De acordo com Marcos Mendez, Head da AFFIPERF Brasil, o resultado superou todas as expectativas da empresa. “O que mais apreciamos sobre o trabalho realizado com a MediaMath e a Dailymotion é a capacidade que eles têm na resolução de problemas através de soluções simples e eficazes. Por meio desta parceria, tínhamos o propósito de ter uma maior disponibilidade de inventário qualificado e, ao mesmo tempo, menores custos na compra de mídia. Ambos objetivos foram, e seguem sendo, alcançados, trazendo resultados superiores às expectativas".
IAB Brasil divulga carta de transparência
Essa semana, o IAB Brasil divulgou uma carta assinada pelo presidente da entidade, André Izay, e endereçada a todos os membros do ecossistema de marketing digital brasileiro.
Se por um lado o ambiente digital é reconhecido por seu dinamismo, inovação e transformação contínua, Izay lembrou que ele também pode trazer insegurança e incerteza para inúmeros agentes na cadeia e, em especial, para anunciantes e consumidores.
“Vale dizer: se a inovação não vier acompanhada da clareza sobre os potenciais ganhos, as mudanças e os controles necessários, mas também sobre seus limites, as possibilidades de sucesso e desenvolvimento de um mercado sustentável e de longo prazo ficam muito restritas”, registrou o executivo.
O presidente do IAB Brasil despertou a atenção para que toda a cadeia de mídia para a necessidade de estimular a transparência por meio da disseminação de conhecimento e melhores práticas, fazendo crescer a confiança e gerando desenvolvimento.
“Temos feito um progresso sólido na publicidade digital e, juntos, vamos continuar a criar um mercado mais maduro, honesto e responsável. Todos querem. Todos merecem. Todos ganham”. Por isso, a entidade irá produzir e divulgar ao longo do ano diversos comunicados referentes ao assunto para estimular o diálogo sobre temas como internet financiada pela publicidade, privacidade de dados, mídia programática, viewability e fraudes, todos construídos a partir do eixo da transparência.
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