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WPP adquire brasileira Pmweb; empresa do Grupo Estado se une à companhia do Gannett

No giro de notícias da semana: Wunderman, da WPP, adquire controle da Pmweb, empresa brasileira de marketing digital; Planeta Digital, do Grupo Estado, fecha parceria com ReachLocal, pertencente ao grupo americano Gannett; Dentsu Aegis Network adquire a agência chilena Veriplan; Havas Group expande DBi para América Latina; publicidade global movimentará US$ 590 bilhões em 2017.

Wunderman, da WPP, adquire controle da Pmweb

O ano começou com uma aquisição que reforça a estratégia da WPP de expansão no país e na América Latina. No início da semana, a gigante de mídia anunciou que sua subsidiária Wunderman comprou a participação majoritária da empresa brasileira de marketing digital Pmweb.

Especializada no gerenciamento de campanhas cross-channel e soluções de marketing digital, a Pmweb possui 20 anos de atuação na área de inteligência de dados, com escritórios em São Paulo e Porto Alegre. Entre os clientes da companhia, estão marcas como Ambev, Avon, Azul e Animale. Apesar da aquisição, a empresa continua operando independente, de forma que seu CEO e fundador, Tárik Potthoff, mantém a liderança dos negócios.

Em comunicado, o presidente da Wunderman no Brasil, Eduardo Bicudo, comentou que o investimento será fundamental para ampliar a variedade de serviços fornecidos pela rede aos clientes. “Vamos intensificar nossa atuação no varejo com ferramentas one-to-one, em um momento de transformação do mercado, que tem cada vez mais foco em precisão e resultados”.

Planeta Digital fecha acordo com ReachLocal

A Planeta Digital, empresa do Grupo Estado especializada em soluções de marketing digital para micro e pequenas empresas, acaba de selar uma aliança com a ReachLocal, companhia que integra um dos principais players de publicações locais nos EUA e Reino Unido, o Gannett, grupo americano dono do jornal USA Today e de outros 200 sites de notícia.

O acordo viabiliza a oferta de soluções de marketing digital para pequenas e médias empresas, como agências de publicidade e de comunicação, que poderão gerenciar campanhas e analisar resultados em tempo real com mais transparência e rapidez.

Além de permitir que os clientes da Planeta Digital sejam atendidos pela ReachLocal, a parceria integra a oferta das duas empresas, possibilitando aumentar a eficiência de sites por meio de soluções como o ReachSearch, ferramenta que otimiza anúncios digitais e que já foi premiada pelo Google.

Com a aliança, as duas empresas esperam que a base de clientes, que somam 6 mil PMEs, aumente em 30% no primeiro ano. "Para o mercado brasileiro é um grande avanço passar a contar com esses serviços. Há 30 anos, oferecemos serviços de marketing para pequenas e médias empresas. Mas agora as oportunidades serão muito maiores", afirmou Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado, em matéria publicada pelo site Estadão.

Atuante no Brasil desde 2012, a ReachLocal já alcança cerca de mil clientes ativos no país. Ao comentar a parceria, José Geraldo de Barros Coscelli, CEO da ReachLocal no País enfatizou a importância do acordo: "Juntos vamos reinventar as fontes de receitas a partir de novos modelos de negócios, com integração de audiência, targeting e união de online e off-line", explica o executivo.

Dentsu Aegis Network adquire a agência chilena Veriplan

Além da compra da Pmweb pela WPP, a semana também foi marcada por outra aquisição na América Latina, desta vez no Chile. Com a negociação, a agência Veriplan passa a integrar a Vizeum, que será lançada pela Dentsu no Chile, expandindo suas operações para clientes atuais e futuros. Além de elevar a posição da Dentsu na América Latina, o investimento também fortalecerá sua capacidade de inovação na região.

Baseada em Santiago do Chile, a agência Veriplan foi fundada em 2012 como parte da agência criativa Veritas, que atua no país desde 2005, mirando o fornecimento de serviços de planejamento de meios e compras, comunicação digital e publicidade exterior. A agência, que possui empresas como Toyota Chile entre seus clientes, continua sendo comandada por Patricio Cerda, que agora assume o posto de gerente geral da Vizeum Chile.

De acordo com Claudia Colaferro, presidente da Dentsu Aegis Network América Latina, a trajetória bem sucedida da Veriplan levou à escolha natural, uma vez que está em sintonia com a estratégia de expansão da Vizeum e da DAN em um mercado cada vez mais competitivo e e em crescimento.

Havas Group expande DBi para América Latina

Essa semana, a holding Havas Group anunciou a compra integral da Intellignos, agência argentina de análise de big data, uma negociação que se iniciou em 2012, com a compra de 20% de participação da companhia. Dessa forma, a empresa passa a integrar a rede Havas Group DBi, a agência global de consultoria de dados que atende clientes do grupo que buscam conectar consumidores com estratégias baseadas em dados e tecnologia.

Agora, a DBi (que surgiu na Europa em 2006) passa a oferecer seus serviços na Argentina, Colômbia, Chile, Colômbia e México, com expectativa de entrar também no Brasil até o fim do ano. Rob Jackson, um dos fundadores da rede, assume como diretor global. Já Juan Manuel Damia, fundador e CEO da Intellignos, será responsável pelo comando da Havas Group DBi na América Latina.

Receita de publicidade global atingirá US$ 590 bilhões em 2017

O relatório anual Global Advertising Trends, divulgado pela IHS Markit, revela que a receita de publicidade global aumentou em 7,1% para em 2016, alcançando US$ 532 bilhões.

De acordo com o levantamento, esse avanço é atribuído aos “orçamentos de grandes marcas e eventos quadrienais, como as Olimpíadas, Campeonato Europeu de Futebol e eleição presidencial dos EUA", bem como o forte crescimento do consumo privado. Dentre os dez principais mercados de publicidade listados estão: EUA, China, Japão, Reino Unido, Alemanha, Brasil, França, Canadá, Austrália e Índia.
O IHS Markit também prevê um crescimento ainda mais acentuado de 11,1% na receita de publicidade global em 2017 para US$ 590 bilhões, avanço que virá cada vez mais de mercados emergentes, como Oriente Médio, África, Índia e Indonésia, em vez dos dez mercados mais maduros.