5 tendências em mídias sociais para 2017
by News
on 15/03/2017 inQuais são as novidades que vão dominar as redes sociais este ano? Em artigo escrito para o IAB Brasil, Elisa Pequini (foto abaixo), presidente do comitê de Social Media da entidade e sócia-diretora da Social Tailors, lista os palpites que foram amplamente discutidos nas reuniões do comitê. Empresas e agências precisam estar preparadas para inovar e acompanhar os movimentos que vão ditar as as estratégias e campanhas em mídias sociais longo do ano.
- Mais conteúdo live do que nunca
Em março de 2015, o Twitter saiu na frente das outras redes em relação à conteúdo ao vivo: comprou o Periscope e lançou sua própria plataforma de vídeos mobile live. Pouco depois, no mesmo ano, o Facebook entrou na briga e anunciou vídeos ao vivo em sua plataforma. No fim do ano passado, foi a vez de Instagram e Snapchat, e no início deste ano, YouTube finalmente anunciou vídeos ao vivo pra versão mobile. Tudo isso significa que, uma tendência que começou há 2 anos, com certeza irá se consolidar em 2017.
Chatbots são os novos apps
Cada vez mais, sentimos uma resistência do público em baixar aplicativos. Às vezes por falta de espaço no celular ou por já terem muitos apps sem uso e não verem motivo para baixar um novo. Apesar disso, nunca passamos tanto tempo em aplicativos quanto hoje, mas os mais utilizados são redes sociais ou mensagens. Pensando nisso, chatbots parecem a resposta que as empresas precisavam para fazer parte das conversas dos clientes. Mas não se engane: assim como aplicativos, chatbots precisam ter um propósito claro e foco em serviço, para conseguirem resultados significativos.
- Popularização do conteúdo efêmero
Pra quem achava que conteúdo efêmero era uma modinha de adolescentes que se resumia ao Snapchat, 2016 veio com uma surpresa: o lançamento do Instagram Stories, que se mostrou tão forte quanto a rede do fantasminha. Agora em 2017, Facebook já prometeu popularizar ainda mais esse estilo de postagem, lançando em breve o stories para seu aplicativo também.
- Mais ações de realidade aumentada e virtual
Com o sucesso do Pokémon Go e com as lentes do Snapchat, as empresas tem olhado cada vez mais para realidade aumentada. Além disso, o Facebook comprou a Oculus Rift em 2016, anunciando o quanto Mark Zuckerberg acredita nas possibilidades de realidade virtual no dia a dia das pessoas, e não apenas em games. Em 2017, devemos ver muito mais ações voltadas para essas tecnologias.
- A utilização de influenciadores digitais será ainda mais popular
Cada vez mais, os influenciadores digitais fazem parte dos planos de mídia .Youtubers, e estrelas de outras redes como Instagram e Snapchat, estão cada vez mais profissionalizados e produzem conteúdo de qualidade. A tendência para esse ano é o trabalho com esses criadores de conteúdo se tornar mais popular e também mais nichado: haverá uma preocupação das empresas em não apenas contratar os influencers “da moda”, mas também trabalhar com pequenos grupos de influencers que atinjam o público-alvo.
Siga ExchangeWire