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Vale aposta em digital para impactar acionistas; as palavras mais valiosas da América Latina

No giro de notícias da semana: Vale consegue impulsionar o processo de conversão de suas ações com campanhas digitais; SEMrush lista as palavras-chave mais caras nas campanhas de AdWords; ZAP e Navegg apresentam segmento de audiência; ABA tem novo presidente

Vale investe em digital para converter ações

A Vale apostou na publicidade digital para impulsionar o processo de conversão de suas ações e o resultado superou as expectativas. Uma das maiores mineradoras do mundo, a multinacional brasileira obteve alto engajamento por meio de uma campanha online que buscava esclarecer acionistas sobre decisões a serem tomadas a partir de proposta de reorganização societária, aprovada em assembleia em junho.

A empresa visava à conversão voluntária de ações preferenciais em ordinárias no período de 45 dias, encerrado em 11 de agosto. Para tanto, desenvolveu uma ampla campanha por meio de ações combinadas nas diferentes plataformas: site institucional, redes sociais, mala direta e mídia online e offline. Como resultado, a adesão voluntária à conversão foi de 84,4% das ações preferenciais em circulação, sendo que eram necessárias 54,09%, no mínimo.

"Conseguimos falar com um público de cerca de 260 mil acionistas, com diferentes perfis e geograficamente bastante pulverizados. Tudo isso em um espaço muito curto de tempo. É gratificante ver que a mensagem foi entregue e que o acionista pôde tomar sua decisão bem informado", avaliou Mônica Ferreira, gerente de mídias digitais e relacionamento com a imprensa na Vale.

Na página “Nova Governança”, criada no site Vale.com, a campanha baseada em vídeos e material explicativo sobre a reestruturação atingiu 270 mil acessos único – superior à base de acionistas da companhia de 260 mil. A campanha também alcançou 347 milhões de impactos em mídia online, sendo 3,8 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais.
O vídeo explicativo do diretor-executivo de Finanças e de Relações com Investidores, Luciano Siani Pires, publicado na página especial e divulgado nas redes sociais via mídia programática, obteve 2,9 milhões de visualizações.

As palavras-chave mais valiosas da América Latina

Uma pesquisa realizada pela empresa de marketing digital SEMrush revela as palavras-chave mais caras que ajudam a impulsionar o tráfego am anúncios pagos e campanhas no Google Adwords. O mapeamento foi realizado por meio de ferramentas de busca entre dezembro de 2017 e abril de 2017, em países da América Latina, México e Espanha.

As palavras mais caras identificadas pela pesquisa foram: “lei de franquia”, em primeiro lugar, com US$179,55 por clique; “umbunto” aparece em segundo lugar, com US$112,33 por clique; em terceiro “nuvem negra”, US$107,47 por clique; em quarto, “mydlink log in”, com o custo de US$102,89 por clique; e, por fim, web app fut”, no valor de US$81,52 por clique.

Dentre os países analisados, México apresenta o valor médio mais alto por palavra-chave (US$ 81,02 por clique). Em seguida, aparecem Brasil (US$ 78,10 por clique) e Peru (US$ 48,52 por clique).

No geral, as palavras-chave mais utilizadas nas buscas realizadas nos países da América Latina (excluindo México, situado na América do Norte) são: software (21,9%), educação (10,8%), lazer (10,4%), web (8,9%) e financeiro (4,5%).

“O preço de cada palavra-chave pode variar muito, dependendo da relevância e nível de concorrência. Por isso, ficamos surpresos ao identificar quais são as palavras-chave mais caras da América Latina e a quais setores pertencem”, pontuou Maria Chizhikova Marques, coordenadora de comunicação da Semrush.

ZAP e Navegg apresentam segmento de audiência

Para facilitar a vida dos usuários na busca por um imóvel, o ZAP, portal online de classificados pertencente ao Grupo Globo, fechou uma parceria com a Navegg para gerenciar e criar novos segmentos de audiência da indústria de imóveis nas principais plataformas de mídia programática do mercado.

"Nós sentimos que o mercado precisava de segmentos mais específicos referentes à compra e venda de imóveis e gostaríamos de mostrar que o ZAP é o lugar certo para encontrar esse público. Além de um nome forte, temos um grande volume de dados.", detalhou Camylla Fioravante, Gerente de Performance da ZAP Imóveis.

Com base em seu programa de revenda de dados, a estruturação dos dados da Zap pela DMP brasileira resultou na criação de 104 novos segmentos de audiência da indústria de imóveis. Os segmentos incluem usuários com intenção de compra ou locação em imóvel com 2 quartos, em determinada cidade, em lançamento, entre outras informações.

Os novos segmentos de audiência já estão disponíveis em DSPs como Google(DBM), MediaMath, AOL, Yahoo(Brightroll) e TubeMogul. Para Luciano Juvinski, MD da Navegg, esses são segmentos difíceis de se encontrar no mercado. "Além disso, conseguimos expandir nosso alcance, encontrando mais anunciantes interessados em comprar dados Navegg para suas campanhas".

ABA tem novo presidente

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) elegeu João Branco, diretor de marketing do McDonald’s, como novo presidente até março de 2018. Branco assumiu o posto ocupado por Juliana Nunes, ex-Brasil Kirin, que deixou o cargo após a aquisição da empresa pela Heineken.

O executivo já integrava a ABA como membro do conselho superior desde a última eleição, realizada no ano passado. Formado em Administração, Branco atua como diretor de marketing do McDonald’s há três anos. Com 18 anos de experiência em marketing, acumula passagens por empresas como Ferrero e na P&G.

A associação também decidiu que Sergio Pompílio, vice-presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos da Johnson & Johnson, deixará a posição de primeiro vice-presidente da atual diretoria para assumir a co-presidência do Conselho Superior, ao lado de João Campos. Sandra Martinelli continua como presidente executiva da ABA.