Mercado digital segue aquecido para agências em 2018
by News
on 16/11/2017 inResultados Digitais e Rock Content acabam de lançar em parceria o Panorama das Agências Digitais no Brasil, um raio-x sobre o mundo das agências digitais. Pela primeira vez no estudo, o serviço de compra de mídia digital foi mais ofertado do que gerenciamento de redes sociais.
Realizada entre 14 de agosto a 20 de setembro de 2017, o levantamento foi baseado em um questionário online respondido por 1042 representantes de agências de todo o país. Confira abaixo os principais destaques do relatório:
Perfil das agências digitais: a agência de marketing digital brasileira atende, em sua maioria, micro e pequenas empresas e possui atuação nacional. Cerca de 31,8% das respondentes trabalham com nichos específicos, sendo eles: ecommerce, tecnologia, educação e imóveis - este aparece à frente da indústria pela primeira vez. Cerca de 44,6% trabalham com uma equipe de 2 a 5 colaboradores e 31,8% com um time de 6 a 25 pessoas.
Em ritmo de crescimento: a oferta de serviços digitais segue como uma grande oportunidade para as agências do país, tanto que a maioria das empresas (55,6%) registraram aumento no número total de clientes em 2017. Além disso, elas também conseguiram adicionar novos clientes na carteira ao longo do ano. As agências também estão otimistas sobre os negócios, já que 64% afirmam que há muito mercado para serviços de Marketing Digital (resposta que obteve 32,7% a mais de citações em relação ao ano anterior).
Ticket médio e faturamento: a pesquisa mostra que quase metade (48%) dos entrevistados têm ticket médio de até R$ 2 mil. Quase 63% das agências registraram um faturamento acima de R$ 120 mil anual. Uma prova do potencial da oferta de serviços digitais no mercado nacional é que a grande parte das agências afirma que o faturamento entre 2016 e 2017 aumentou ou se manteve.Mudanças nos serviços prestados: pela primeira vez no estudo, o serviço de compra de mídia digital foi mais ofertado do que gerenciamento de redes sociais (82% contra 81,7%). Outro destaque fica por conta da oferta de serviços de automação de marketing - serviço que saltou de 34,5% para 51,3%.
Desafios para 2018: para o próximo ano, as agências digitais estão em busca de aumentar a carteira de clientes recorrente e aumentar a receita gerada por serviços digitais. Em terceiro lugar, elas citam o desafio de aumentar a carteira de clientes de serviços digitais.
“Para buscar uma solução, é importante que você tenha mapeado quanto agrega para o negócio do cliente e o quanto ele vai crescer ao ter sua agência como parceira nas estratégias de Marketing Digital”, sugere o levantamento.
Métricas de sucesso: a boa notícia é que as agências estão aplicando a lição de casa e utilizando indicadores para avaliar as estratégias digitais internamente. Assim, os principais KPIs apontados na pesquisa foram: tráfego orgânico (60,4%), vendas (49,3%) e conversões em leads (47,3%).
“A definição e o acompanhamento de indicadores contribui para a avaliação das estratégias digitais que estão sendo adotadas dentro da agências, permite que sejam tomadas decisões mais estratégicas baseadas nos resultados apresentados e tende a se tornar parte da cultura da empresa — trazendo o estímulo para que a equipe seja cada vez mais focada em dados”, destacou o mapeamento da Resultados Digitais e da Rock Content. Daí a importância de conhecer o funil de vendas e aplicar os KPIs nas diferentes etapas (atração, conversão, relacionamento e vendas).
Dificuldades das agências offline: dentre as participantes que ainda não trabalham com serviços digitais, o principal entrave está na dificuldade de vender esses serviços. Elas também esbarram na capacitação da equipe e no entendimento das diversas frentes de marketing digitais para entrar nesse mercado.
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