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Segundo IBGE, 76,4% dos brasileiros assistem a vídeos digitais; IAB Brasil discute GDPR

No giro de notícias da semana, os destaques do mercado brasileiro de publicidade digital: pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE, traz dados sobre consumo de internet no Brasil; IAB Brasil quer informar ao mercado brasileiro sobre impactos da regulação a empresas que processam ou monitoram dados de indivíduos localizados na União Europeia;

IBGE: uso da internet no Brasil

Não há dúvidas de que vídeo e mobile são as principais tendências da indústria de publicidade digital. Isso fica ainda mais claro quando olhamos para os novos dados divulgados pelo IBGE sobre o acesso da população brasileira à internet.

Cerca de 76,4% dos brasileiros assistiram a vídeos digitais em 2016, do total de 116 milhões de pessoas que acessaram a internet no país.  É o que mostra o suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo IBGE. Por vídeos digitais, entende-se programas, séries e filmes, incluindo serviços como Netflix e Youtube.

Além disso, 94% dos brasileiros com acesso à internet a utilizam para troca de mensagens de texto, voz e imagens via aplicativos, incluindo redes sociais e apps de troca de mensagem, como Facebook e Whatsapp.

Nas últimas duas edições do estudo, analisar a finalidade de uso da internet passou a ser uma das propostas. Dessa forma, o levantamento destaca que o mobile é o principal meio de acesso à internet no país, utilizado por 94,6% das pessoas em 2016, superando o desktop (63,7), o tablet (16,4%) e a TV (11,3%).

A importância do mobile é tanta que, quando se trata do uso de internet nos domicílios, esse é o único meio de acesso à internet para quase 40% das casas. Assim, ao se observar o tipo de conexão utilizada, a banda larga móvel (3G ou 4G) supera a banda larga fixa – 77,3% contra 71,4%.

O perfil do internauta também foi estudado e revela que o uso da internet é maior entre os jovens de 18 a 24 anos, enquanto menos de 25% da população com mais de 60 tem acesso à rede.

IAB Brasil discute regulação europeia de proteção de dados

A Regulação Geral de Proteção de Dados (“General Data Protection Regulation”, ou GDPR), legislação da União Europeia que trata da proteção e do processamento de dados de usuários do bloco, entra em vigor em 25 de maio. Além de mais direitos aos usuários e das obrigações impostas aos data controllers, a nova Regulação tem abrangência global e será aplicável a empresas ou instituições de qualquer região do mundo que processem, monitorem ou recebam dados pessoais de indivíduos localizados em qualquer dos 28 países da União Europeia.

Com intuito de esclarecer ao mercado local a compreender quais serão as implicações da GDPR para as empresas brasileiras que atuam com dados de titulares europeus, o IAB Brasil promove, na próxima quarta-feira (28/2), o webinar “O que você precisa saber sobre GDPR (Regulamentação Geral de Proteção de Dados Europeia).

O webinar é gratuito e será conduzido pelos advogados Pedro Ramos e Renato Leite, especialistas em proteção de dados e regulação de Internet, e abordará também os conceitos de dado pessoal e de tratamento de dados, além das regulações de mais relevância para a publicidade digital.

As inscrições são feitas pelo link: https://iabbrasil.com.br/webinar-o-que-voce-precisa-saber-sobre-gdpr/.