Falha no ad server do Google cria "vazio" de anúncios na internet
by News
on 12/11/2014 inUma falha no ad server do Google derrubou diversas campanhas nesta quarta-feira (12) por volta das 11 horas (horário de Brasília). Não é possível calcular o tamanho do prejuízo para os veículos.
Entre os grandes portais que usam o DoubleClick e ficaram sem anúncios estão a BBC, the Wall Street Journal e o Financial Times. A Forbes, por exemplo, deixou de ter a peça em formato especial que impacta qualquer usuário que acessa a home do site. Alguns portais brasileiros também apresentam lentidão no carregamento das peças publicitárias.
Alguns especialistas ouvidos pelo Business Insider estimam o total da perda na casa de milhão de dólares em receita de anúncios por hora, grande parte devido à fatia de mercado dominada pelo Google.
De acordo com a eMarketer, a empresa responde por 31,45% da receita total de anúncios online — evidenciando o quão grande é sua dominância na rede. Entre os usuários, o comentário é que a internet vive um dos seus poucos dias em que está “praticamente sem anúncios”. Vale lembrar que o próprio Google deve perder parte de seus rendimentos, uma vez que seus sites, como o YouTube, não estão apresentando nenhuma interferência publicitária.
Procurada pela reportagem do ExchangeWire Brasil, o Google reconheceu a queda do DoubleClick for Publishers, causada por problemas de energia, que impactou publishers em todo o mundo. "Nossa equipe trabalhou rapidamente para corrigir o problema e o programa já voltou a funcionar para que os nossos parceiros editores possam voltar a financiar o seu conteúdo", diz a nota enviada pela empresa.
Siga ExchangeWire